Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

6 técnicas super simples para fotografar a noite. Veja mais!

6 técnicas super simples para fotografar a noite. Veja mais!

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fotos noturnas podem ser um obstáculo para iniciantes do mundo da fotografia em busca da foto perfeita. Mas tirando toda grossa camada de poluição luminosa, temos a oportunidade de usar a beleza da noite a nosso favor e é sobre como fazer isso que irei te ensinar no post de hoje.

Sente vontade de fotografar cenas noturnas, fotografar o céu ou até mesmo aquele lago em que a lua reflete?

Fique atento que te darei 6 dicas para você conseguir tirar uma foto noturna perfeita.

Quando é realizado um ensaio noturno é imprescindível a utilização das técnicas de fotografia, porque para focar é difícil, medir a luz é complicado, ou seja, a dificuldade que nós temos de dia fica pior a noite. 

Mas lembre-se, tirar foto noturna é sinônimo de ter paciência e fazer testes.

Então vamos lá!

 

As Ferramentas

 

Câmera:

Tenha uma câmera, com a qualidade mínima de uma DSRL, para conseguir ter uma melhor precisão. Para tirar a foto é preciso fotografar manualmente.

Tripé:

Um simples movimento na câmera pode arruinar tudo. A minha dica é que você leve pelo menos um mini tripé para que a sua foto ganhe estabilidade. Não é necessário ter uma superestrutura, fora que os tripés maiores podem atrapalhar, do que ajudar nesses casos. Os grandes normalmente são utilizados para tirar a foto de estrelas ou aurora boreal. 

Lanterna:

A lanterna na verdade é uma ferramenta de apoio, como as melhores fotos são aquelas tiradas sem quase nenhuma aparição de luz, fica complicado para enxergar alguns botões da máquina fotográfica.

Nivelador:

A falta de luz atrapalha na hora de clicar. Para isso use o nivelador para enquadrar certinho suas fotos, para que ela não fique fora do enquadramento.

patricia prado tripé pequeno blog técnicas de fotos noturnas

 

 

Obturador, Diafragma e Iso

 

O grande segredo é entender como é a relação de obturador, diafragma e ISO. Esses três itens funcionam da seguinte maneira:

Obturador: 

Deve ser bem fechado, para ter uma fotografia de alta qualidade, então use o maior “f” em sua câmera. Isto é um dispositivo de segurança que abre e fecha e controla o tempo de exposição, quanto mais tempo aberto, mais luz entrará.

Diafragma: 

Diafragma é o diâmetro da abertura das lentes, isso define a quantidade de luz que irá entrar na câmera. Quanto mais aberto, maior a quantidade de luz que irá entrar e assim vice e versa. Para fotos noturnas é necessário mais tempo de exposição.

Iso: 

O Iso deverá seguir a mesma linha que o obturador, deixando-o com valores baixos. Ele mede a sensibilidade a luz, se estiver menor, terá menos ruído, quando for maior, mais ruído.

Eles significam, tempo de exposição, abertura da lente e luminosidade. Sabendo regular pode ter certeza que a sua foto sairá boa. Porém, não tenha pressa, cada câmera tem um tempo e por isso é importante realizar testes para se adaptar

 

patricia prado iso diafragma obturador blog técnicas de fotos noturnas

 Por Pixabay

 

 

Maiores Exposições

 

Um outro meio de conseguir ótimas fotos é seguir com uma longa exposição de luz, funciona assim.

Significa que, quanto mais o obturador ficar aberto, mais luz ele irá captar, fazendo com que a foto saia perfeita. Você já viu aquelas fotos que as pessoas saem desenhando ou aqueles que deixam o movimento da água parecido com véu, tudo isso é efeito da longa exposição a luz

Essa longa exposição é ótima para criar efeitos ou até mesmo tirar fotos de paisagens, lugares turísticos ou até mesmo de uma festa onde tem bastante conteúdo de luz e cores diferentes.

 

patricia prado maiores exposicoes blog técnicas de fotos noturnas

 Foto: Jeff Walker

 

 

 

Configurações

 

Timer: 

Programe o timer da sua câmera, em fotos noturnas é importante que não tenha nenhuma tremida ou ruídos na sua foto, às vezes até uma respiração pode acabar prejudicando todo um trabalho para conseguir tirar a foto. Então, para prevenir programe um tempo para que a câmera realize a foto automaticamente.

Efeitos:  

Uma dica interessante é usar a técnica de “Light painting”, fica um aspecto muito bonito. A técnica é usar lanterna, luzes de led, para a foto sair perfeita é necessário harmonizar as cores noturnas juntamente com a luz que você vai usar.

Lentes: 

Fotografar com lentes que tem boa abertura ao diafragma ajuda a tirar fotos noturnas, o diafragma é como a pupila para os olhos humanos, controla a quantidade de luz. Na câmera e no diafragma a abertura é representada pelo símbolo f/ quando mais próxima ao f/1 maior fica a abertura, quanto mais longe for, menor será a abertura. Escolha uma lente que ajude a tirar uma foto mais linda.

 

patricia prado timer efeitos lentes blog técnicas de fotos noturnas

 Por Pixabay

 

 

Local

 

Independentemente do local, o correto é sempre estar acompanhada de uma equipe para acompanhar você. Normalmente em lugares turísticos como praias, montanhas e patrimônios culturais de dia é cheio e a noite é vazio, programa-se para capturar as melhores fotos.

Antes de tudo, verifique e conheça o lugar de dia, assim você poderá verificar o melhor ângulo para tirar a foto durante a noite. 

Tome cuidado, caso você for tirar a foto em uma mata fechada leve lanterna e roupas adequadas para certo tipo de ambientes, se for em uma cidade vá acompanhada para que não ocorra nenhum imprevisto, pois, de qualquer forma estará escuro e dependendo do local pode ser muito perigoso. Deixando o fotógrafo suscetível a riscos.

 

patricia prado tripé local para fazer essa técnicas de fotos noturnas

 Banco de imagens: PXhere

 

 

Tente, erre e acerte.

 

Para conseguir chegar no exato ponto entre a luz, o efeito e a combinação perfeita é necessário realizar diversos testes, a fotografia noturna muitas vezes é complicada, pois, a utilização de flash é proibida. Para este tipo de modelo você poderá confiar somente na luz lunar, na claridade de prédios ou até mesmo em faróis de carros.

Essas luzes ajudarão, mas não será o real motivo, o mais importante será o tempo de exposição, essa etapa irá dizer se sua foto ficará utilizável ou não.

Independentemente de qual técnica você vai utilizar, conheça a sua câmera, antes de realizar uma viagem importante que você sabe que irá gerar fotos incríveis, verifique e faça testes, saiba a melhor forma de programar o iso e o Obturador. 

Lembre-se de abrir o diafragma para ter uma maior exposição noturna, o tripé e o timer serão seus melhores amigos para não tremer a foto. E os efeitos darão um charme extra a sua foto. Edite as cores no photoshop. A intenção é conquistar aquela foto perfeita na noite mais perfeita.

Grande abraço e até o próximo post.

Patrícia Prado.

 

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.