Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

SOCORRO!!! QUAL LUZ EU USO???

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quando estamos iniciando na fotografia é muito comum as dúvidas em relação a que equipamento comprar.

Qual a melhor opção se eu quiser adquirir um conjunto de flashes portáteis?

Já experimentei Atek, gostei, depois acabei comprando um da Mako que gosto muito, o 3003DC, detalhe, não tenho patrocínio da MAKO!!!! Até gostaria rsrsrs, mas falo em geral do que eu uso.

continuando…

Qual modificador vou comprar, qual seria o melhor???

Na verdade, não existe o melhor, mas qual a finalidade você deseja e como a luz se comporta com cada um.

Parte necessária, vamos primeiro, compreender como funciona a Lei do Inverso do quadrado da distância.

A Luz se propaga sempre em linha reta, atendendo a um sentido e uma direção.

O sentido pode ser vertical, horizontal ou diagonal, e a direção pode ser da direita para a esquerda, da esquerda para direita, de cima para baixo e de baixo para cima. Partindo da fonte, a luz propaga-se no que é chamado de pincel cônico divergente, uma espécie de cone de luz.

especie cone luz patricia prado post


A medida que a Luz se propaga de sua fonte principal, a distância entre a fonte e o objeto é aumentada, assim a área circular é aumentada. Esse aumento se dá de forma inversamente proporcional ao quadrado da distância de onde este objeto se encontra.

Daí a Lei do Inverso do Quadrado da Distância, que afirma que a intensidade da luz diminui de acordo com o quadrado da distância da fonte que a emite.

Em simples palavras, imagine essa luz saindo de um soft box (que simula a luz de uma janela) se colocarmos o objeto a 2 metros, esse "quadrado" ficará 4 x maior, a área, terá 4 metros quadrados. 


E a intensidade? 

Ela vai diminuindo à medida que ela cobre mais áreas quadradas, exemplo: o objeto está à distância de 2 metros, a intensidade será quatro vezes menor, a 3 metros, nove vezes menor, a 4 metros, dezesseis vezes menor, e assim sucessivamente.

Perceba como assimilar isso tudo pode ser útil no seu dia-a-dia na fotografia.

Entendendo essa lei, vai entender porque ao abrir dois pontos de diafragma conseguimos com que o flash seja capaz de iluminar o dobro da distância; dois pontos de diafragma permite que, em nossa câmera, entre quatro vezes mais quantidade de luz (o dobro do dobro), que é precisamente o que ganhamos se aproximarmos a fonte de luz na metade da distância. Com a sensibilidade ocorre exatamente o mesmo, se aumentar dois pontos de ISO (ex.: de 100 a 400)  implica quatro vezes mais exposição.

Tendo isso em mente você pode começar a imaginar as luzes. Se a idéia é dar um ar intimista, "low key", escolho o soft sttrip, vamos colocar a modelo mais distante e o contraste será bem alto mostrando apenas o que desejo mostrar.

Os modificadores respeitam a mesma lei, cada um com seu formato provocará efeitos diferentes de luz.

modificadores post patricia prado1

 

 

Percebe porque não existe o melhor e sim para qual a finalidade, o que efeito desejo reforçar na minha modelo, no objeto, etc...

Como nota-se visualmente, cada um possui modelos diferentes e abrangências de área diferentes, escolhi primeiro ter um soft box pois gosto de simular essa luz de janela que ele provoca, depois acabei me rendendo ao strip, quando desejamos trazer um ar mais intimista, dramático, a luz projetada terá um alto contraste iluminando uma parte e deixando outra bem mais escura, perfeita para esconder e mostrar e estimular a imaginação do espectador.

Quando a intenção é aumentar essa área de contraste usamos o Haze, aumentar mais ainda o Octo, lembrando que todos provocam uma luz suave.

Releva frisar que é importante saber justificar a luz em uma locação, observe o ambiente, veja onde tem entrada de luz natural, se possui uma iluminação com luzes ambientes, fique atento para não "lavar" a luz, tenha sempre clareza de suas intenções, no sensual comunicamos muito através da penumbra…


penumbra fotografia post patricia prado

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: eu@patriciaprado.com.br
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

©2018 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.