Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

Como Tirar Fotos Mais Espontâneas de Seus Clientes

Como Tirar Fotos Mais Espontâneas de Seus Clientes

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As pessoas cada vez mais procuram pela imersão no mundo digital, expondo seus momentos e trazendo cada vez mais usuários digitais para dentro dele, mas para expressar sentimentos sinceros, a prática de fotos mais espontâneas com expressão de emoções, fazem com o que essas pessoas produzam mais empatia e a foto realmente passe uma história através da foto.


Embora pareça fácil registrar uma foto espontânea, tem muita técnica envolvida, sendo ela experiência do fotógrafo em capturar o momento certo, ou fazer a cliente relaxar e ser ela mesma durante a sessão. Caso não tenha nenhuma das duas experiências, não tem problema, isso vem com o tempo e com este post irei te dar dicas de como alcançar essa excelência com mais facilidade. Dito isso, bora lá!


1 – A foto espontânea

 

a foto espontanea2

Como se propõe o nome, espontaneidade é aquilo que acontece sem aviso prévio e, no caso da fotografia, são as fotos tiradas de abraços, sorrisos, momentos em geral que são fotografados sem que o(a) modelo(a) esteja esperando, deixando um aspecto mais natural e maximizando a presença de emoções nas fotos. 


2 – Casamento

casamento espontaneidade2

Uma das mais fáceis de se obter fotos espontâneas são nas cerimônias e festas de casamento, pois é um momento mais que especial para as pessoas envolvidas, deixando os sentimentos evidentes durante todo o momento, tanto para o casal, quando para os convidados que estimam o casal neste dia tão importante. Neste caso, o trabalho do fotógrafo é conseguir capturar cada detalhe, cada emoção para que seja mostrada ao casal depois que certamente acaba perdendo certos detalhes por conta do nervosismo e agitação para cumprir todas as suas metas para o dia. Se deseja ter uma base dos melhores momentos em que se pode capturar mais emoções são na entrada da noiva por exemplo, no tão sonhado “sim” e dança do casal, mas claro, durante toda a cerimônia, terá muitos momentos oportunos para isso.


3 – Fotojornalismo

fotojornalismo espontaneadade

As fotos jornalísticas já são famosas por si só por contarem uma história apenas com a imagem, por isso tende a ter os melhores ambientes para uma foto de impacto, que transmita emoções e pegue de surpresa os sentimentos expostos das pessoas envolvidas com o ambiente. Focar em fotos dessa maneira é uma ótima forma para treinar a percepção fotográfica e capturar momentos oportunos.


4 – Quais fatores contribuem para uma foto espontânea perfeita?

a foto espontanea perfeita2

- Enquadramento

Te darei um exemplo que você pode escolher por qual caminho seguir no sentido enquadramento diante de uma situação como o choro de uma criança no meio de um local caótico. Você pode optar por focar em seu rosto aproximando o enquadramento próximo a ele ou pode aumentar o espaço do enquadramento focando em toda a emoção exposta de corpo inteiro da criança enquanto mostra também as circunstâncias, no caso o local caótico que ela se encontra, contanto assim uma história, impactando as pessoas que tomam empatia pela criança. Como também pode escolher esconder um objeto que está quebrando o foco da cena.


- Momentos que exploram a espontaneidade

Neste caso você pode combinar com seu(a) cliente de acompanha-la no seu dia-a-dia, fazendo suas tarefas diárias como abraçar os filhos, passear com os cachorros, pois a interação, quebra um pouco do efeito engessado que a pessoa normalmente fica, buscando sempre sair da melhor forma durante a câmera invés de se soltar e deixar que o fotógrafo faça este trabalho. Suas ações, que de certo estão no automático, fazem com que o cliente se sinta confortável e facilite seu trabalho em capturar momentos únicos.


- Tirando várias fotos de uma vez

Uma ótima forma de capturar momentos únicos como mencionado anteriormente é tirar várias fotos uma em seguida da outra, pois lhe permite ter mais chances de encontrar uma excelente foto dentre todas as tiradas, podendo escolher a melhor por posição, enquadramento, iluminação e afins. Certamente uma ou mais dentre todas as tiradas agradará.


- Continue fotografando mesmo nas pausas das sessões

Porque? É uma ótima sacada neste caso, simplesmente porque a cliente não está esperando, portanto, todo o peso que ela poderia estar sentindo durante a sessão lhe saiu dos outros nesse momento de “trégua”. Então neste momento que inocentemente a cliente encontra-se relaxada, é onde se encontra as melhores oportunidades para tirar as melhores fotos espontâneas dela.


5 – Não anuncie, se misture

fotografo no meio multidao

Por fim, sabe o casamento, festa de aniversário e demais eventos que é contratado para fotografar? Não anuncie! Se misture, camufle se no meio da multidão, com isso será muito mais fácil capturar reações verdadeiras e inesperadas das pessoas, tanto pelos responsáveis pelo evento quanto para os convidados. Uma vez que se instalou na multidão sem ser notado pela maioria pelo menos, terá muito mais chances de capturar imagens únicas e espontâneas. Aproveite todo o ambiente e os mais variados momentos, sempre lembrando de clicar várias vezes para que possa aproveitar muito de cada momento e que tenha a opção de escolher qual melhor favorece fora do local.


Então é isso pessoal, gostaram das dicas?


Não deixem de ver minhas outras dicas de fotografia no blog, tem muito material bom para quem está no caminho para se tornar um excelente fotógrafo.


Beijos e até o próximo post.


Patrícia Prado.

 

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.