Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

O Que é uma Boa Fotografia?

O Que é uma Boa Fotografia?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Essa semana comecei reler um livro que eu havia comprado há uns anos atrás, que se chama A Visão do Fotógrafo, autor Michel Freeman - editora Bookman. Vale muitooooo a pena ler e entender vários conceitos para entender melhor e apreciar a boa fotografia.

 Nessa era de avalanche de imagens e "fotógrafos" de plantão fica meio banalizado realmente assimilar as boas fotos e perceber a mensagem por trás de cada uma delas. O uso crescente dos celulares com câmeras cada vez mais potentes nos afasta e aproxima dessa idéia, e fica a pergunta, que qualidades é preciso para se ter uma boa imagem??

 

Segundo Freeman, a fotografia digital, atualmente pode ser processada, alterada e a arte contemporânea está livre para usar a fotografia como ponto de partida em vez de ser o produto final. Muitos acreditam que por isso a fotografia possa perder sua legitimidade, outros que ela possa ser mais uma forma diferente de imagem. Cabe então muita reflexão e debates em cima desse tema.

 

Eu particularmente não vejo o menor problema em manipular uma fotografia desde que não fique omitindo nem fingindo que o fez!!!

 

Uma coisa é fato:
A fotografia é hoje o meio mais criativo e popular de expressão no mundo.

"A fotografia é a mais fácil das artes, o que talvez faça dela a mais difícil."
Amei essa frase de Lisette Model (Foi uma fotógrafa Americana nascida na Áustria)

 

 

Esse seja o principal aspecto que deixem muitas profissionais na defensiva quando se trata de artes visuais, afinal ela demande menos esforço.

 

Mesmo que muitos não gostem dessa idéia, por definição a maioria das fotografias não é boa! Essa crítica é vista de forma deseducada e desnecessária, afinal todos querem ser aceitos. Só que pela facilidade de se fazer a fotografia sempre haverá uma enorme maioria de fotografias ordinárias e sem graça.

 

Vou transcrever a lista de qualidades que deve ter uma boa fotografia para Freeman, mas sugiro quem gosta do tema, buscar o livro que é simplesmente fantástico e certamente abrirá sua mente.

 

1) É habilidosamente montada - fala de uma longa lista de qualidades técnicas e isso diz respeito de ter ou não domínio sob efeitos, composição e técnicas utilizadas na criação da imagem. Ex.: Grande diferença entre estragar o foco por ignorância ou para obter um efeito.

2) Provoca uma reação - O que faz um trabalho de um artista, o julgamento do público ou a intenção do artista. A imagem deve surpreender, e não dar aquela sensação de já vi isso antes.

3) Oferece mais de uma camada de experienciação - Tocar o espectador é fundamental, uma imagem não deve ser óbvia, afinal gostamos de ser estimulados.

4) Tem seu contexto em fotografia - Segundo Freeman é um terreno perigoso quando beira agradar um público. A fotografia é contemporânea por natureza, cada uma pertence a sua época, com todo seu fascínio e valor, mas não faz mais parte do presente. Muitos fotógrafos lutam para ser como os outros, ou pelo menos ir na mesma direção. Outros lutam por se distanciar... porém todos entendem que seu trabalho será julgado em um contexto mais amplo.

5) Contém uma idéia - Qualquer obra de arte tem uma profundidade de pensamento, precisa cativar a imaginação. Esse é um ponto importante já que fotografias podem ser feitas sem intenção. Observem os bancos de imagens, há muita fotografia que não é difícil de tirar, mas tendem a estar comprometidas pelas idéias.

6) Não imita - Uma boa fotografia não tenta imitar outras artes, pelo menos não sem ironia.


Amo muito meu trabalho e cada vez que mergulho em estudos e conceitos, sinto o quanto é fundamental enriquecer e alimentar nosso interior, perceber que imprimir sua identidade é fundamental e procuro sempre abrir a mente dos meus alunos para que busquem isso, que expandir sua consciência e a mudança de mindset é necessária.

 

A sua participação é MEGAAA bem vinda, eu respondo todos os directs, todos os emails e vocês me motivam a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer.

 

Imagens famosas no mundo:

post patricia 1 1Fotógrafo: Alfred Eisenstaedt

Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de setenta, como Edith Shain. A identidade do marinheiro permanece desconhecida e controversa. A  fotografia foi imortalizada pela revista “Life” e não poderia deixar de estar na nossa lista com as fotografias mais famosas da história.

 

post patricia 2Fotógrafo: Steve McCurry

Sharbat Gula tinha só 12 anos quando foi fotografada para uma reportagem da revista americana “National Geographic”, sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Tornou-se, sem dúvida, uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Segundo Steve McCurry, autor da fotografia, a menina nunca tinha visto uma câmera antes. “Seu xale e o fundo, as cores tinham essa maravilhosa harmonia. Tudo o que eu realmente tinha que fazer era clicar no obturador”. Quase duas décadas depois, em 2002, McCurry, reencontrou Gula em uma região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto havia casado no mundo ocidental.

Gratidão a todos que mandaram mensagem e participaram de alguma forma com o conteúdo de hoje!

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.