Blog

Ensaio fotográfico, o que é importante?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Após analisar os meus workshops e as dúvidas que recebo com frequencia, pude perceber que algo que sempre deixa os fotógrafos em dúvida é como dirigir, onde clicar e, oque fazer com a modelo a ser fotografada.

Não tenho uma receita de bolo, mas, costumo usar algumas técnicas que funcionam bem no meu dia-a-dia.

briefing, que nada mais é que uma boa conversa onde posso reunir informações relevantes, para colocar minha criatividade em prática é, sem dúvida, a parte mais importante da reunião. Esse é o momento em que, observo a pessoa, busco informações pessoais. No caso do ensaio sensual, falamos dos looks, das expectativas, desejos e até preferências do parceiro em relação a ela, etc. Use a escuta ativa e faça perguntas relevantes.


CUIDADO para não invadir a privacidade de sua cliente com perguntas íntimas demais. NÃO É NECESSÁRIO.

                                   

O fato de fotografar mulheres que não são modelos profissionais, na maioria das vezes, limita um pouco a criatividade do fotografo, principalmente quando a pessoa chega com ideias pré-concebidas e fotos prontas. Algumas vezes, trazem referências que nada tem a ver com a locação, com o biotipo e com a identidade do ensaio.

A melhor forma de se sair bem nessa situação é a sutileza, faça o click, argumente coisas que podem ser modificadas e procure acentuar o seu estilo. A foto de referência é muito bem vinda, mesmo quando a cliente quer copiar a mesma, faço aquele click, mas uso como ponto de partida para criar meios para desconstruir e ou construir novas formas ou situações.

                                                          

Acho importante frisar o estilo e criar uma harmonia com o ambiente, procuro fazer pesquisas e levar também algumas imagens para minha cliente entender o que estou imaginando.No dia do briefing eu sempre peço que ela me mande umas dez fotos que tenham a ver com sua idéia, e com esse material consigo perceber qual característica estamos buscando e até mesmo se aquela pessoa vai me dar liberdade para criar. Quando sinto abertura, em algum momento do ensaio, proponho um momento de licença poética e faço uma foto arte, em geral elas amam.

1122

Fotografar gente, nos traz uma bagagem enorme, amo perceber e aprender com as diferentes personalidades, cada indivíduo é universo único e perceber determinados padrões que se repetem na sociedade é muito interessante.

Nesse momento que chamo atenção dos meus alunos, olhar e ver, são sinônimos?

Olhar é algo sublime que vai muito além do simples fato de ver, e, no mundo atual, as coisas passam a todo o momento pelos nossos olhos e na maioria das vezes nem assimilamos; assim, quando realmente olhamos, buscamos uma postura investigativa e devemos nos despir de todo preconceito e conceitos pré estabelecidos, devemos sempre estar abertos para perceber o que é imperceptível. Olhar com os olhos da alma. Aprenda a olhar tudo que vai fotografar!!!

                                                          

Outro detalhe que costumo valorizar muito é a locação, sempre que posso, gosto de escolher locais sofisticados para os ensaios sensuais, salvo, quando a ideia é brincar com o “trash".

Por conta de estilo bem editorial, que é uma característica minha, fui buscar os hotéis boutiques do Rio de Janeiro, o ensaio fica com jeito de casa, mais chic . Procure ambientes que tenham a ver com a proposta, pois, tudo fica mais fácil, incentive sua "modelo" a interagir com o ambiente, idealize situações e “crie estorinhas”, detesto colocar a modelo posando, geralmente a estimulo a atuar.

1n 2n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Quanto a produção usamos muitas coisas da cliente, mas, costumo levar 70% dos looks, não uso somente lingerie nos ensaios sensuais. Observe como existe sensualidade em outras formas de produção, afinal, sensualidade é atitude e não precisa ser vulgar. Crie situações do cotidiano, brinque de voyeur, assim terá sua modelo mais a vontade e conseguira obter atitudes mais verdadeiras e espontâneas.

                                                          

Lembre-se: Para tirar uma boa fotografia, em primeiro lugar é essencial sentir a emoção de viver e ter a criatividade de procurar todos os melhores recursos técnicos para poder registrá- la.

                                                          

A maquiagem, é um ponto muito importante; procure sempre bons profissionais. O conhecimento nunca é demais então sugiro que todos leiam um pouco de visagismo na maquiagem.

                                                          

O visagismo consiste em avaliar a cliente de acordo com seus traços naturais, seu formato de rosto, seu tipo de cabelo, sua maneira de ser, sua profissão, uso ou não de óculos, etc. Tudo isso tem que ser observado pelo profissional de beleza para que ele possa criar equilíbrio facial e os efeitos estéticos que a cliente deseja, o fotografo deve entender um pouco, pois, assim ele poderá pedir e exigir o melhor visual.

 

 

                                                          

Philip Hallawell, é aqui no Brasil, o principal representante do visagismo, e nos últimos anos tem trabalhado intensamente para difundir o conceito em todo o país.

                                                          

Seu site: www.visagismo.com.br

                                                          

Outro assunto muito relevante é o uso do photoshop, este, virou a preocupação e foco das clientes, não sou contra, apenas acho que deve ser usado com critério.

Preocupe-se com as lentes, com os ângulos, a luz e ai sim, sobrando alguma coisinha a ser melhorada, você utiliza o photoshop. Suavizar a pele sem deixá-la plastificada, sem propaganda enganosa.

Habitue-se a mostrar o visor da câmera para sua cliente fotos que você gosta, isso estimula a autoconfiança e traz excelentes resultados no seu trabalho pois muda completamente o brilho no olhar, ela vai se sentindo confiante.

                                                          

Resumindo, tenha sempre clareza e metas definidas para executar os itens abaixo:                                                                                                                                                   

  • Briefing
  • Escolha da locação
  • Maquiagem                                                          
  • Produção
  • Direção

 

“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.

                                                               Andy Warhol

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

patricia prado fotografia sensual guia curso ebook

 

 

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

Vem comigo

Patricia Prado | Fotógrafa

Acompanhe ou entre em contato, se eu estiver ocupada deixe mensagem que logo respondo:

Email: [email protected]
Facebook: Acessar
Youtube: Acessar
InstagramAcessar
TwitterAcessar

Whatsapp: +55 21 98894-7575

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

©2017 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.