Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

A Cor na Composição das Fotos

A Cor na Composição das Fotos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Conforme eu havia mencionado no artigo anterior, vou falar um pouco de cor e composição, dar dicas de livros e contar um pouco como trabalho e organizo meu processo criativo.

 

 

Sou uma pessoa muito curiosa e já mencionei aqui, amo estudar!!! Tive muitas fases na minha vida e cada uma eu me dedico por inteiro e acabo trazendo para minha vida experiências incríveis que eu resolvi aqui no blog compartilhar com vocês.

 

O estudo das cores entrou na minha vida em um momento muito esotérico!! Estudei várias coisas nessa época como cristaloterapia, aromaterapia e a cromoterapia!! Sim, gente!!! Tive uma fase muito voltada para todas essas energias...

 

No grande baú de memórias da vida, eu preservo tudo que acho útil para meu crescimento e o que não me diz nada eu simplesmente DELETO!!!

 

As cores sempre exerceram uma importância enorme, aprendi sobre estados de espírito e a influências nos chacras (segundo a filosofia iogue são centros energéticos dentro do corpo humano.)

 

A nossa mente é um grande processador e, as emoções, não são nada além de flashes de memória; pude experimentar o estímulo das frequências luminosas para restaurar, manter ou alternar vibrações do corpo que resultam em saúde física e mental, bem estar e harmonia. Os cromoterapeutas entendem que o excesso ou ausência de cor leva ao desequilíbrio energético levando a diversos tipos de distúrbios.

 

Hoje confesso que não pauto meu dia-a-dia nas cores como fiz nessa época mas, muita coisa ficou registrada no meu subconsciente e voltei a ter contato com as cores quanto fui estudar design e me deparei com livros de teoria da cor e a cor no processo criativo.

 

 

Cor na composição 2

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

    Fica como sugestão, se fizer sentido para você, a leitura do do livro:

   A Cor no processo criativo - Um estudo sobre bauhaus e a teoria de Goethe de Lilian Ried Miller Barros - Senac

 

 

Assim as cores estão intimamente associadas às emoções e humores humanos, a percepção da cor é o resultado de respostas físicas certas que o corpo humano faz a diferentes ondas de luz.

 

A resposta emocional da cor é associada com ocorrências de cor da natureza, especialmente os tons amarelo e vermelho, que são associados ao sol e podem gerar sentimentos de calor. O azul nos traz sensação de frescor, calma.

 

Saber usar esses recursos fazem com que sua fotografia comunique melhor a intenção que você deseja passar.

   

 

Se observar a foto da modelo acima em tons de azul você pode perceber que é uma cor que não avança sobre nós mas nos leva com ela, tanto em estudos de Kandinsky como Goethe ambos falam do esplendor e energia contidos nas cores, e quanto mais existe de predominância da mesma cor em uma imagem ou um local mais envolvido com seu significado sua mente vai estar.

 

Na fotografia fui buscar muitos livros de estudo da arte da composição, para que lê bem inglês esses dois abaixo são meus favoritos:

 

Dicas de livros que eu amo!!!!

 

Cor na composição 2

 * Photographic composition - Tom Grill & Mark scanlon

 

 

Cor na composição 3

 

 

Algumas regras, na minha opinião, servem para serem quebradas, outras são tão valiosas e servem para agregar valor ao nosso trabalho. As cores contrastantes, que são as opostas (ou quase) no círculo cromático, podem produzir fortes contrastes visuais, enquanto as cores análogas ou harmoniosas, que estão próximas umas das outras no círculo, produzem imagens agradáveis e tranquilas. O grande problema é quando tenta-se combinar cores que não são similares nem opostas

 

 

Cor na composição 4Cor na composição 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Encontramos contrastes e nuances nos tons de preto, e muitas vezes eu uso a fotografia em preto e branco (ou de cores acromáticas - nome dado para fotografia sem cor) a fim de distrair cores e evidenciar o meu assunto; na foto acima, o sofa é laranja e as almofadas tem uns tons de verde e laranja, optei por deixar a foto acromática a fim de chamar mais atenção para a expressão da minha modelo, pois, qualquer invasão de cor quente nessa foto, aparecerá primeiro que o assunto. A foto do lado direito, que o preto prevalece, achei interessante o contraste com vermelho, aumenta o impacto da composição.

 

Assim sendo podemos concluir que as cores mais fortes, intensas ou saturadas podem confundir e ofuscar o espectador ou simplesmente, atrair a atenção dele.

 

Como tudo que eu divido aqui com vocês, é importante saber o que realmente queremos e planejar com cuidado o efeito e impacto do nosso trabalho.

 

Procure sempre pensar no seu trabalho como um todo, responda a essas perguntas:


Qual o objetivo do seu trabalho?


Qual será o propósito?


Qual a contribuição positiva que você pode dar?


Além do sucesso comercial, seu trabalho deve ter outro objetivo?


Sua criação pode inspirar e ou transformar pessoas?

 

Nós fotógrafos, somos artistas, e forma e função não devem andar separados pois são aspectos básicos do julgamento de uma criação e devemos ter sempre em mente como artistas visuais do papel social que estamos exercendo.

 

Reflita sempre sobre a sua responsabilidade.

 

Espero mais uma vez contribuir para sua busca e crescimento nesse mundo repleto de oportunidades que vislumbramos com o poder transformador de uma imagem.

 

Lembrando mais uma vez que a sua participação é MEGAAA bem vinda, eu respondo todos os directs, todos os emails e vocês me motivam a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.