Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

O Que Eu Preciso Para Começar na Fotografia?? (Parte 1)

O Que Eu Preciso Para Começar na Fotografia?? (Parte 1)

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Muita gente deseja ser fotógrafo ou tem alguém na família que sonha com a profissão mas hoje se fala muito de crise, investimentos e retornos.... Tantos limitadores. Vou dar início a uma sequência de artigos para esclarecer coisas que acho importantes.

Como toda profissão, a fotografia requer muita dedicação: tem que estudar, se preparar escolher de preferência um segmento que se identifique, investir em um equipamento básico e acreditar!!

 

Acreditar, pode parecer devaneio para algumas pessoas, mas, é ao meu ver, o primeiro sentimento que qualquer pessoa deve ter quando faz uma escolha e vencer as barreiras que colocam ou que vão ficar buzinando na sua cabeça. Sempre tem alguém de plantão pronto pra dizer, há... isso não vai dar certo!!! Lembre-se sempre você literalmente atrai o que vibra!!!

 

Vamos deixar isso para um outro papo, quando eu finalizar essa sequência de artigos de prós e contras e da realidade da minha profissão, então vou dividir com vocês algumas experiências que tive com a mudança de atitude mental. ;-)

 

A fotografia é uma matéria bem extensa, vemos cursos básicos que vão certamente te dar uma ampla noção de tudo que você precisa para iniciar essa jornada que eu amo tanto mas que é apenas o start, a partida para uma busca de muitos aprendizados. Estudar as técnicas vai te diferenciar de um amador, e é muito importante saber sempre o que está fazendo e porque está fazendo, pois, só assim você poderá quebrar as regras e criar seu próprio estilo.

 

Dica: Faça cursos técnicos, pesquise na internet, hoje em dia existe muito material de qualidade. Não fique na insegurança de começar a praticar, essa etapa é que vai de fazer subir degraus, aprendemos sempre com os erros, JAMAIS se sinta pra baixo por não atingir logo seu objetivo, crie um plano de ação (outra coisa excelente que aprendi na vida) e repita quantas vezes for necessário para você adquirir confiança.

 

Um outro ponto muito valioso é ter referências de outros fotógrafos, costumo dizer que eu me alimento de imagem e todos os dias reservo um momento que seja 15 minutos para olhar o trabalho de alguém que admiro. Isso vai fazer o seu cérebro criar novas conexões e vai aumentar sensivelmente o seu repertório de imagens.

 

Não posso deixar de citar a importância do cinema, e fiz uma pesquisa rápida aqui, e encontrei no portal DG, aliás a primeira porta que se abriu na minha vida para escrever artigos sobre a fotografia sensual.
Segue o link, confesso que ja anotei alguns que ainda não vi!


Vai ter sessão pipoca em casa rsrsrs

 

https://www.fotografia-dg.com/cinema-filmes-para-fotografos/


Assim fui construindo essa jornada que já dura quase 18 anos!!! Muitas vezes pensei em desistir desse segmento - Ensaio sensual e retratos femininos, passei pelas festas de 15 anos, casamentos, cliquei eventos, fiz cobertura de alguns eventos esportivos Air Race e Ex Fighter da Red Bull mas a paixão mesmo, sempre foi o impacto e a marca que eu deixava em cada ensaio, em cada mulher que passava pelas minhas lentes. Superei preconceitos, venci algumas barreiras internas e externas e NUNCA abandonei o meu sonho.

 

O que eu preciso para iniciar na fotografia?


Com tantas novidades no mercado, a gente fica sempre namorando algum equipamento novo e se vê diante da questão, preciso ou não investir mais?

 

No início da nossa carreira devemos investir no que cabe no bolso, a menos que você tenha alguém te patrocinando ou condições de sobra pra começar com um equipamento TOP.

 

Iniciei minha vida com uma Nikon F100, ainda no filme, investi em muitos filtros e algumas lentes, três anos depois eu migrei para o digital e para surpresa do time dos "nikonzeiros" eu comprei uma Canon 30D que era perfeita para essa mudança, tinha uma lente 28 - 200mm - 3.5 da Canon (tenho ela até hoje) que me dava uma flexibilidade e uma 50mm 1.4. Aos poucos, talvez um ano e meio depois eu comprei minha Canon 5D mark II, uma lente 24-105mm 3.5, uma lente 70-200mm, 2.8, e fui adquirindo outras, uma 85mm, uma 15mm que eu amava usar nos casamentos e uma macro 100mm - muita gente não sabe mas eu amo fotografar gastronomia, e tenho muitos trabalhos para hotéis e restaurantes e revistas aqui no Rio, o último foi um livro que ficou lindo - Cozinhar é doar de Elisa Marcolini.

 

Como não sou patrocinada por nenhuma empresa, e me dou a total liberdade de experimentar seguem 3 opções que valem para você começar a pesquisar na internet e encontrar a que mais tem a ver com você e com seu bolso.

 

Eu estou em uma fase apaixonada pela Sony, depois de anos com a minha Canon, mudei quase tudo para SONY, agora em novembro passado fui a NY e não quis mudar para Canon Mark III ou IV que eu estava pensando. Comprei uma lente 24-70mm 2.8 e um adaptador que eu perco 2 pontos (zero faz falta nessa máquina) mas posso ainda usar minhas lentes da Canon e aos poucos vou comprando as novas, a Canon ficou de backup. Depois eu faço um capítulo sobre minha nova máquina e como estou me saindo nessa mudança e tantos recursos que essa minha "nova ferrari" tem!!!!

 

Como sugestão vou ou colocar aqui o que eu acho ideal para quem está iniciando e não tem muito para investir em equipamento mas vai ter uma qualidade bem boa nas imagens.

 

Nikon D5200 - Canon EOS Rebel T5i - Sony A 6000

 

Qualquer uma das escolhidas ter pelo menos 2 baterias e carregador e 2 cartões de memória, eu prefiro ter mais de um de 32 a ter um de 128, porque se der problema em um de 128 a probabilidade de você perder todo trabalho é grande, eu sempre preferi ter mais menores, não funciona para quem faz muito video.

 

Lentes: A maioria das DSLR do mercado vem com a lente do "KIT" embutida, a famosa 18-55mm, longe de ser a defensora dessa lente, segue apenas uma análise pessoal; com ela você está apto a fotografar várias coisas do dia-a-dia, não é tão grande como uma tele e pode ser classificada como uma grande angular- zoom, algumas vem com estabilizador que facilita muito para quem ainda não se acostumou com o peso da câmera e pode tremer um pouco na hora do click. Como ela não chega a grandes distâncias seu foco é relativamente rápido. Caso você vá utilizá-la para retratos procure manter em 35mm e 50mm assim evita distorções no rosto da pessoa. No quesito, esportes esqueça! Se você vai escolher eventos para trabalhar eu não aconselho, ela não vai ser um problema mas com certeza uma 24-105 (3.5) ou uma 24-70 mesmo não sendo (2.8) será bem mais apropriada.

 

Eu, particularmente tive uma lente dessas na época da Nikon 100 e depois disso nunca mais, prefiro a 50mm fixa, essa por sua vez, me obriga o fotógrafo a se mexer mais em contrapartida eu prefiro mil vezes a qualidade ótica dessa lente. Se você me perguntar qual eu iniciaria, a resposta é: - Sem dúvidas a 50mm.

 

No próximo artigo, para não ficar muito extenso, vou falar de máquinas profissionais e das lentes específicas e flash.

 

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas, sua participação é super bem vinda, pode mandar email o msg com comentários e ou dúvida pois eu sempre respondo!!!


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.